sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cadê os Camisas 10???

Falo deste assunto com relativa frequência. Gerson, Rivelino, Ailton Lira, Pita, Adãozinho, para não ir mais longe no tempo. Esse 10 canhoto é aquele que arma o time, pensa o jogo, vira o jogo, tem qualidade no passe, lança com precisão, bate falta… e dribla.

Hoje eles estão escasseando. No atual futebol brasileiro, Douglas, Bruno Cesar, Ganso e Conca( que é argentino), é uma quantidade pequena para um país pentacampeão.

A primeira vista, parece que estão nascendo cada vez menos canhotos. O Zizza, me esclarece Estatisticamente e desde a pré-história a população de canhotos no mundo é de 9%. Esse percentual só se altera – e para mais- em alguns grupos isolados, como os índios ianomânis, no Brasil. Então, o problema está na formação dos jogadores.

Nesta Copa São Paulo de Juniores são 92 times. Até agora, não vi nem esboço desse 10. Mas vejo laterais esquerdos habilidosos que muito provavelmente chegaram para os testes como meio-campistas e com essa mania defensiva de montar os times, lá vão ele para a defesa, ou para a ala esquerda. Uma pena. Não se pode num clube que se preze deixar a montagem das equipes à conveniência tática dos treinadores. Eles não estão nesses postos para serem campeões, mas para formar campeões. Uma visão tática, estatística, genética até… e financeira, porque não, deve nortear as categorias de base.

Dos 4 que citei acima, um foi o maior jogador do último brasileião( Conca), outro é tido como futuro titular da seleção brasileira(Ganso), outro já está nos pensamentos de mano Menezes( Douglas) e o outro é peça fundamental no time do Corinthians(Bruno). Valem muito, no jogo e no clfre do clube.

Aqueles que nasceram 10 e a burrice tática os transformou em 6, quando envelhecem, voltam a ser 10, como Zé Roberto ( hoje na Alemanha), como Kleber (Inter) e tantos outros.

Mas para que tudo dê certo no futuro, não adianta só este lembrete que faço agora, mas a FIFA e a BOARD devem coloborar, coibindo com mais rigor a prevalência do físico sobre a habilidade no futebol. Os craques precisam jogar e pensar. Os virtuosos precisam ser preservados. Não tem cabimento essas jóias serem paradas no campo, por impunes brucutus.

Um comentário:

  1. Boa Tarde Nélio, como vc deve ter visto lá na comunidade do São Raimundo, está pipocando o assunto sobre a entrada (pela porta dos fundos) da Eppo no Amadorzão 2011. Como eu sei que vc é um cara de boa índole e não gostaria de entrar dessa maneira, eu peço para que você nos dê uma declaração, ou aqui no seu blog, ou lá na comunidade o São Raimundo no orkut... Abraço

    ResponderExcluir

Amigos Novo Itu E Treze Amigos, Fazem A Final Da Segundona... Oitavs De Finais Da Terceirona, Teve Jogos De Ida Realizados!!!

Depois de duas grandes batalhas em seus respectivos jogos, Amigos Novo Itu e Treze Amigos decidem a Segundona...   O Treze Amigos depoi...