quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Unificação dos Titulos Nacionais Parte "1"

A CBF estuda legitimar os títulos da Taça Brasil de 1959 até 1968, como títulos de campeão brasileiro.
    Com isso ela estaria equiparando a Taça Brasil ao Campeonato Brasileiro que começou em 1971. Como se um torneio fosse semelhante a um campeonato.
   Não estou neste comentário emitindo uma opinião, mas dia a dia a partir de hoje, vou colocar alguns tópicos para que o internauta que me lê, possa ter uma visão justa dessa possível medida.
   É bom saber antes de tudo que a CBD ( CBF da época) criou a Taça para indicar um representante brasileiro para a Copa Libertadores. Fez disputar a primeira Taça brasil em 1959, com vista à 1a. Libertadores, a de 1960.
   No regulamento constava que o campeão paulista e o carioca só entravam na fase semifinal. Só nisso, já dá para entender que era um torneio e não um campeonato. O Vasco fez uma semifinal com o Bahia e perdeu. O Santos fez a outra contra o Grêmiio, ganhou e depois fez 3 jogos ( que poderiam ter sido 2) com o Bahia, com público de 23.000 pessoas. O Bahia que fez 10 partidas (contando a 1a. fase contra ABC, CSA e Ceará)  foi campeão.
   O Fluminense, campeão brasileiro de 2010, jogou 38 jogos e foi campeão. E nesse campeonato, não estavam times menores como ABC, CSA, Ferroviário(MA), Tuna Luso(PA), Auto Esporte(PB), Hercílio Luz(SC), Rio Branco(ES) e acredite, Manufatura(RJ). Mas estavam Inter, Grêmio, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Atlético Mineiro.
   Com base nisso, a equiparação dos títulos, é justa ?

Unificação Parte "2"

Ontem falamos basicamente da Taça Brasil de 59.. Na do ano seguinte, em 60, o Palmeiras foi o campeão.  Pelo regulamento, os campeões paulista(Palmeiras) e pernambucanoSanta Cruz) , só entrariam na fase final. O torneio tinha equipes até hoje com pouca expressão : Capelense, Estrela do Mar, Moto Clube, Paula Ramos, Rio Branco e Fonseca. Esse Fonseca, jogou 2 vezes contra o Fluminense ( perdeu de 3×0 e 8×0). O Palmeiras entrou na semifinal contra o Flu (0×0 e 1×0). O Santa Cruz pegou o Fortaleza e perdeu. A final foi Palmeiras 3 x Fortaleza 1. Portanto, o Palmeiras fez 3 jogos e foi campeão. A Taça Brasil desse ano, teve ao todo  37 jogos Em 2009, o Flamengo fez 38 jogos e foi campeão. É justo equiparar ?
    No ano anterior, os campeões paulista e carioca só entraram na fase final. Por quê ? Porque eram superiores aos times do resto do Brasil, tanto assim que disputavam o Torneio Rio-São Paulo, que era o mais difícil da época. Em 59, na Taça Brasil, o Santos jogou contra o Grêmio e perdeu a final contra o Bahia. Ou seja, enfrentou só 2 adversários. Mas pelo Rio-São Paulo em que foi campeão,, o Santos empatou com o Fluminense (0×0), e venceu o Corinthians ( 3×2), o Flamengo(3×2), a Portuguesa(2×0), o São Paulo(4×3) e o Vasco (3×0). Tudo bem que o Rio-São Paulo, não era um torneio de abrangência nacional, mas indiscutivelmente era mais difícil e mais importante que a Taça Brasil.
   Outro dado : a final da Taça Brasil de 59 ( Santos x Bahia) teve público de 23.000 pessoas. Dois anos depois, em 61, pelo Rio São Paulo, o Maracanã teve 88.000 pessoas em Flamengo e Santos e 74.000 pessoas em Vascox Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Novo Itu E Treze Amigos, Fazem A Final Da Segundona... Oitavs De Finais Da Terceirona, Teve Jogos De Ida Realizados!!!

Depois de duas grandes batalhas em seus respectivos jogos, Amigos Novo Itu e Treze Amigos decidem a Segundona...   O Treze Amigos depoi...